Quando os dentes do bebé começam a nascer...
A primeira dentição — os chamados dentes de leite — é constituída por 20 dentes e, geralmente, fica completa por volta dos dois anos e meio.
No entanto, nem tudo são coisas boas. A descida dos primeiros dentes vem, normalmente, associada a gengivas inflamadas, dores, às vezes febre e noites mal dormidas.
Não é uma fase fácil: o bebé fica mais agitado e irritado, com vontade de mastigar tudo o que conseguir para aliviar o desconforto provocado pelo nascimento dos primeiros dentes. A boa notícia é que há várias soluções que permitem aliviar estes sintomas e diminuir a sensação de impotência dos pais.
Utilize o seu dedo para coçar a gengiva:
limpe-o previamente e passe suavemente pelas gengivas. É um dos métodos mais tradicionais e ajuda a aliviar o incómodo.
Ofereça-lhe alimentos frescos:
gelado de leite (materno ou de fórmula) ou alimentos frios, como uma maçã ou cenouras frescas, ajudam a aliviar o desconforto provocado pelas dores de dentes.
Opte por rocas e mordedores:
se o bebé não para de colocar a mão ou levar objetos à boca para os mastigar, considere os mordedores ou anéis de dentição: são uma excelente opção para aliviar e refrescar as gengivas do bebé.
A verdade é uma: além dos benefícios no alívio das dores, as rocas e mordedores são também um tipo de brinquedo facilmente transportável na mala e que tem o poder de entreter o bebé durante algum tempo através das cores, sons e texturas.