Com a aproximação dos meses quentes de verão, é geralmente a hora de iniciar o desfralde das crianças na faixa etária entre os 2 e 3 anos, altura em que boa parte das crianças já consegue controlar os esfíncteres e identificar de forma consciente quando necessita de ir à casa de banho.
Confiança, cumplicidade e elogios são essenciais para ajudar a criança a deixar as fraldas. Conheça as nossas dicas para iniciar o desfralde:
Entenda os sinais
Caminhar com segurança, já saber como se sentar, ter a fralda seca depois das sestas, ou mostrar (mesmo não verbalizando) que já reconhece quando precisa de ir à casa de banho, são sinais que o seu filho está preparado para o desfralde.
Prepare-se
Não só as crianças precisam de se preparar para o desfralde – os pais também. A melhor altura para o desfralde é quando a família está pronta para tentar e acompanhar cada passo do processo.
Não tenham pressa
Conseguir o resultado desejado será mais fácil se o processo for feito com calma e paciência. Comece por tirar as fraldas durante o dia – quando os acidentes diurnos reduzirem, estarão prontos para começar a tentar o desfralde à noite.
Celebre cada conquista
Sempre que der os parabéns ao seu filho por uma conquista, ajudá-lo-á a sentir-se orgulhoso e motivado para continuar o desfralde. Por outro lado, a pressão fará com que se sinta incapaz o que pode atrasar o processo.
Tenha os artigos certos
Para simplificar cada passo do desfralde, é essencial ter os artigos certos: um bacio, cuecas de aprendizagem, redutor de sanita, um banco de apoio e vestuário fácil de trocar e limpar.
Se tem dúvidas sobre que artigos deverá escolher para todo do processo do desfralde, explicamos de seguida quais os mais indicados para cada fase e situação:
Lembre-se que o desfralde deverá ser iniciado sob a orientação do pediatra e, caso a criança frequente a creche, com o apoio das educadoras de infância. Em caso de dúvidas, será o profissional de saúde que poderá auxiliar os pais a perceber qual será o momento mais favorável para iniciar, interromper ou retomar o processo de desfralde.
De notar também que o desfralde diurno não tem que coincidir com o desfralde noturno. Aliás, é bastante comum a criança deixar as fraldas primeiro durante o dia, quando tem maior perceção de quando precisa de ir à casa de banho, e só mais tarde durante a noite. Avalie a preparação e maturidade do seu filho e entenda se deverá iniciar os dois processos em alturas distintas, pois cada criança tem o seu próprio ritmo e tempo.
Agora que já tomou nota de todas as dicas e artigos que precisa para o processo de desfralde, prepare esta fase desafiante e transforme-a numa aprendizagem divertida para toda a família.